Inicia no dia 1º de agosto e vai até o dia 22 de outubro a realização do Censo Demográfico no Brasil. Em Francisco Beltrão serão visitados 29.731 domicílios neste período. A população atual do município, segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), é de 93.308 habitantes, o maior do Sudoeste.
Max Battisti, coordenador da agência do IBGE em Beltrão, explanou no Café Acefb desta terça, 5 de julho, sobre os trabalhos do censo no município. Serão contratadas 230 pessoas exclusivamente para o Censo nos 15 municípios da microrregião de Beltrão. “A coleta é totalmente informatizada, seguindo todos os protocolos de segurança. Nós vamos ter a contagem da população em cada local em tempo real. As informações vão direto para o sistema do IBGE”, explica.
Alexandre Pécoits, secretário municipal de Planejamento, perguntou a Max quando acontecerá a divulgação dos dados coletados no Censo. “Até dezembro deste ano apresentaremos a contagem completa de população, o número de habitantes. Os demais dados como informações por bairro, município, serão divulgados dentro de dois anos”.
No momento, os recenseadores percorrem por Beltrão levantando as características urbanas – situação de ruas, calçadas, sinalização viária, entre outras informações gerais.
Outra pergunta enviada por internauta foi: existe algum alerta sobre golpistas que podem se passar por recenseadores?
“É uma questão muito importante, porque visitar cada canto do país com mais de 200 mil recenseadores, é bem provável que alguém tente se passar por funcionário do IBGE para dar um golpe. O recenseador do IBGE jamais vai pedir dados bancários, de cartão de crédito. Nossa identificação é um colete e crachá do profissional. Qualquer dúvida a pessoa pode ligar no 0800-721-8181, na prefeitura [3520-2121], no 3523-5371 e até mesmo pedir a identidade desse recenseador”, respondeu Max.
Vale ressaltar que se o recenseador não encontrar o morador na residência, ele deve retornar quantas vezes for necessário até encontrá-lo.
Estrutura agência IBGE Beltrão: 1 escritório regional; 9 servidores; e 15 municípios sob a jurisdição.
Da assessoria/Acefb