A decisão foi tomada após o Ministério Público do Paraná abrir investigação contra o parlamentar. O MP enviou à Câmara de Vereadores, ofício notificando o legislativo sobre as investigações. No ofício, foram apontados os supostos crimes que o então parlamentar poderá responder, que são, assédio sexual, importunação sexual e ameaça.
O vereador não compareceu a sessão. Ele apenas enviou uma carta, aonde renúncia ao cargo de presidente e de vereador de Barracão.
Durante sessão plenária presidida interinamente pelo vereador Leandro Hahn, os dois ofícios tanto do Ministério Público, quanto a carta renúncia do agora ex-vereador João Carvalho de Freitas foram lidas.
Na próxima terça-feira (05/07) uma nova eleição irá escolher o novo presidente do legislativo, que irá comandar as sessões até o dia 31 de dezembro deste ano. Também deve ser empossado, o primeiro suplente na vaga deixada por João Carvalho.
Em contato com o Ministério Público, a assessoria afirmou que o promotor de justiça Felipe Lyra, não irá se pronunciar sobre o caso, por conta de a investigação estar em andamento.
Portal de Beltrão