Uma importante reunião ocorreu na manhã desta terça (26/04), em Pato Branco, com representantes dos seis sindicatos que representam os empregados do Ciruspar - Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Sudoeste do Paraná - SAMU 192. Os sindicatos se reuniram com o prefeito de Ampére, Zuca Luquini, atual presidente do CIRUSPAR. Participaram do encontro os presentes trabalhadores das categorias profissionais e membros da administração do Consórcio. Na reunião foi deliberado sobre a elaboração de uma “Carta Aberta” a população do Sudoeste.
O documento apresenta as responsabilidades pelo custeio do SAMU é tripartite, sendo 50% de responsabilidade do Governo Federal, 25% do Estado do Paraná e 25% dos Municípios. Segundo a entidade, ao longo do tempo tanto o Governo Federal como o do Estado do Paraná, deixaram de reajustar os valores de repasse, e como o serviço não pode parar, os Municípios estão arcando com a diferença. Atualmente, cerca de 50% do valor é bancado pelos municípios.
Outro ponto abordado da carta é a questão salarial, especialmente para os condutores socorristas, técnicos em enfermagem e enfermeiros, que recebem salários baixos e com defasagem, que em alguns casos chega a 20%.
No documento são apresentados ainda os números do SAMU, que realizam cerca de 10 mil atendimentos por ano, sendo que 25% destes são em acidentes graves.
Na carta também é abordado a possibilidade de terceirização do SAMU, que segundo eles, traria muitos prejuízos e poderia comprometer o atendimento de saúde da população.
Confira o documento completo AQUI
Portal de Beltrão