Estoque de sangue no Hemonúcleo de Francisco Beltrão é considerado estável
O Núcleo de Hemoterapia da 8ª Regional de Saúde – Hemonúcleo de Francisco Beltrão está com seu estoque de sangue estável (adequado) no momento. A afirmação é de Fábio Ebert, chefe do hemonúcleo beltronense. “Todavia, há que se ressaltar que para manutenção do estoque carecemos de uma média de 30 doadores voluntários por dia, de segunda a sexta-feira. Os hemocomponentes apresentam uma validade relativamente curta”, disse Fábio.
Enquanto uma bolsa de Concentrado de Hemácias (CH) pode durar de 21 a 42 dias, dependendo da solução preservadora, uma bolsa de Concentrado de Plaquetas (CP) tem durabilidade de apenas cinco dias se armazenados à temperatura ideal e sob agitação constante. Diante disso, o estoque dura em média três a quatro dias.
Fábio informa que “no momento não há falta de nenhum tipo sanguíneo. Contudo, todos os tipos de sangue são indispensáveis”. Atualmente, o Hemonúcleo local emprega 39 pessoas, sendo 31 servidores do quadro próprio da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa/PR) [técnicos de enfermagem, laboratório e administrativos, enfermeiros, farmacêuticos e médicos], além de mais oito colaboradores terceirizados atuando na higienização, copa e vigilância.
Com informações da Assessoria/AMP