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Na Amsop, EPR Iguaçu confirma início do pedágio no sudoeste em até 12 meses

Na Amsop, EPR Iguaçu confirma início do pedágio no sudoeste em até 12 meses
Foto: Assessoria AMSOP

As duas praças de pedágio no sudoeste devem ser implantadas e iniciar a cobrança dos motoristas em até 12 meses, conforme informou a EPR Iguaçu, empresa responsável pelo lote 6 de rodovias do Paraná –que abrange o sudoeste no trecho Realeza – Francisco Beltrão – Pato Branco–, durante reunião nesta quinta-feira, 24/04, na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop). Até lá, os usuários vão contar com bases provisórias que dispõem de banheiros, fraldário, água e áreas de descanso, e já entram em funcionamento até a primeira quinzena de maio. Depois, serão substituídas por bases definitivas, também em até um ano, nos municípios de Renascença, Ampére e Realeza (Marmelândia).

“A Amsop e as demais entidades parceiras sempre reivindicaram melhorias nas rodovias do sudoeste. Inclusive, também, essa concessão do Corredor Sudoeste, entre Realeza e Pato Branco, é um dos tópicos da Carta do Sudoeste. Bem como, a pavimentação em concreto entre Pato Branco e o Trevo do Horizonte, que deve ser concluída nos próximos meses. Então, todo este conjunto vai melhorar muito a trafegabilidade em nossa região, o escoamento de nossa produção e, principalmente, deixar as nossas rodovias mais seguras”, declarou o presidente da Amsop e prefeito de São João, Clóvis Cuccolotto.

As praças de pedágio do sudoeste serão instaladas no km 512 da PR-182, em Ampére, e no km 230 da PR-280, na divisa entre Pato Branco e Vitorino, porém, segundo o diretor-presidente da EPR Iguaçu, Marcos Moreira, estes locais ainda podem ser alterados. Na praça de Ampére, o valor do pedágio será de aproximadamente R$ 12, e, na praça de Pato Branco, aproximadamente R$ 10. “Esses valores podem sofrer alterações até o início da cobrança”, complementou Moreira.

Para o prefeito de Francisco Beltrão, que é o maior município em população do sudoeste, e também presidente da Comissão do Municipalismo e Desenvolvimento Regional da Amsop, Antônio Pedron, “qualquer região no Brasil só cresce com infraestrutura de mobilidade, especialmente ligada ao transporte rodoviário. Então, nós estamos empenhados em apoiar este grandioso investimento aqui nas nossas rodovias, depois de longos anos de debate”.

O diretor da EPR Iguaçu ressaltou, ainda, que todo o Corredor Sudoeste, que abrange as PRs 182, 483 e 280, além das BRs 163 e 158, será duplicado e contará com 11 ambulâncias, incluindo UTI móvel com médicos, guinchos, caminhões-pipa, câmeras de monitoramento, socorro mecânico e centro de controle operacional 24 horas por dia. No total, a EPR Iguaçu deverá investir no lote 6 R$ 20 bilhões nos próximos nove anos.

Também haverá um desconto ao usuário frequente, voltado para os motoristas que utilizam a rodovia a ser pedagiada todos os dias para se deslocar entre a residência e o trabalho. Será concedido um desconto de 5% na tarifa para quem utilizar o sistema de cobrança eletrônica por tag. Também haverá um desconto progressivo para veículos de passeio até a trigésima passagem por sentido da rodovia e por praça de pedágio, dentro do mesmo mês, com a utilização de tag. E, a isenção de tarifas para motocicletas. “O valor é reduzido, mas as pessoas terão o serviço. E mais, esse valor vai custear toda a duplicação deste trecho entre Pato Branco e Cascavel”, afirmou Marcos Moreira da EPR.

Dentre as principais obras do Corredor Sudoeste, está prevista a construção do contorno entre Francisco Beltrão e Marmeleiro, partindo da Polícia Rodoviária Estadual, na Água Branca, até a PR-280, na altura da área industrial de Marmeleiro.

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Assessoria AMSOP

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