Em breve passa a funcionar de forma efetiva em Francisco Beltrão o centro de referência Casa da Mulher Brasileira, espaço que reúne diversos serviços dedicados ao acolhimento, apoio e proteção de mulheres em situação de violência. Este é o primeiro serviço neste modelo do interior do Paraná e, para sua inauguração, o prefeito Antônio Pedron recebeu a secretária estadual da Mulher, Leandre Dal Ponte, e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.
A cerimônia de implantação do serviço aconteceu na tarde desta sexta-feira (11), em um evento que reuniu diversas lideranças da região ligadas a movimentos e iniciativas de apoio às mulheres.
A ministra Cida Gonçalves destacou que um espaço como esse vai contribuir na promoção de políticas que ajudem a quebrar ciclos de violência. “Um dos maiores desafios é a mulher ter acesso à informação e atendimento adequados e é isso que o centro de referência vai oferecer, com profissionais de diferentes áreas”, declarou a ministra.
No País, o Ministério das Mulheres possui 17 casas assim em funcionamento e outros 235 centros de atendimento. Também há mais de 30 novas estruturas em fase de implementação ou construção.
Atendimento
A gestão do centro de referência Casa da Mulher Brasileira será feita pelo Município, em parceria com entidades e o Conselho Municipal da Mulher. O prefeito Pedron destacou que essa operação será fundamental para os objetivos do espaço sejam alcançados. “A obra em si não será nada sem que tenha um atendimento efetivo, e é isso que estamos fazendo: dedicamos investimentos em equipamentos e pessoal para fazer deste um local de referência a todas as mulheres vítimas de violências”, disse.
A obra foi indicada pelo vereador Oberdan Saretta à então deputada federal Leandre Dal Ponte, que hoje é secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. Foram destinados R$ 1,1 milhão para a construção, que foi entregue no fim do ano passado. “O ideal é que as mulheres não precisem do atendimento dessa Casa, mas se precisarem aqui estarão os melhores profissionais e um serviço especializado para dar o atendimento e encaminhamento digno”, discursou Leandre.
-----
Assessoria