Um edital lançado nesta quinta-feira (10) pela Prefeitura de Francisco Beltrão pretende aproximar o poder público e iniciativas voltas à criação de novos negócios na área de tecnologia e inovação. O chamado Sandbox Digital passa a ser oferecido pelo Município a startups que tenham interesse em utilizar ambientes da área pública como um "laboratório" para novas soluções.
O chamamento foi oficializado pelo prefeito Antônio Pedron e pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Cledson Lodi, em evento realizado na Expofeira Mulher. "Essa é uma das primeiras ações que estamos levando ao público no sentido de desenvolver Beltrão de forma global na área de tecnologia e inovação. Nos próximos meses, teremos ainda outras novidades", adiantou Pedron.
O edital de soluções inovadoras para serviços públicos é uma das primeiras grandes ações da nova secretaria, criada este ano com o objetivo de articular o ambiente de tecnologia e inovação no município. A pasta prepara ainda a expansão das startups incubadas na cidade e a criação de um modelo de investidor anjo para financiar projetos.
Fortalecimento do ecossistema
Startups e grupos que pretendem utilizar algum setor da administração pública para desenvolver, testar ou validar novas soluções podem se inscrever no chamamento. A ideia é que essa iniciativa ajude no desenvolvimento de novas empresas e contribua para melhorar a eficiência e controle da gestão pública.
"Não é apenas uma colaboração do Município com as startups, mas um fomento abrangente à cultura de inovação que envolve ainda as empresas de tecnologia, universidades e centros de pesquisa, impulsionando a transformação digital e trazendo melhorias concretas na vida das pessoas", destacou Cledson.
-----
Assessoria PMFB