A Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Vereadores de Francisco Beltrão estava inativa por não ter nenhuma mulher vereadora na Legislatura anterior, no entanto, quatro mulheres foram eleitas no último pleito.
Com base nisso, o presidente da Casa, vereador Cidão, nomeou a vereadora Mara Fornazari Urbano como nova Procuradora da Mulher na Casa. Segundo ele, essa é uma função fundamental. “Além da representatividade dentre os vereadores, a Procuradora da Mulher também tem voz ativa em toda as políticas públicas do município, por isso, demos essa autonomia para a vereadora Mara e deixamos toda a estrutura do nosso Legislativo à disposição para esse trabalho”.
Compete à Procuradoria da Mulher zelar pela participação mais efetiva das Vereadoras nos órgãos e nas atividades da Câmara Municipal e ainda receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violências e discriminação contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal, que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal; cooperar com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres, dentre outras funções.
A nova Procuradora da Mulher, vereadora Mara, destaca que o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres é o principal foco do trabalho na procuradoria. “Vamos acompanhar, fiscalizar e promover um trabalho que assegure direitos, preveja a valorização e o fortalecimento das mulheres na nossa sociedade. Isso será baseado pelo meu trabalho enquanto vereadora, fazendo valer também essa função de Procuradora da Mulher no Legislativo”, disse.
Assessoria