A Associação Beltronense de Imprensa - ABI Sudoeste, há muitos anos realiza em períodos eleitorais municipais um debate entre os candidatos à prefeito de Francisco Beltrão. Em 2024, a entidade fará novamente um debate amplo e democrático.
Novidade para o debate 2025
A novidade para essa edição, é a parceria entre a ABI e a Sociedade Rural de Francisco Beltrão, que também tem interesse em ouvir as propostas dos prefeituráveis para os próximos quatro anos. “Fomos procurados pelo Presidente da Sociedade Rural, Cláudio Borges, que nos apresentou a possibilidade dessa parceria. Como o interesse é comum e os esforços podem ser somados, certamente aceitamos”, disse o presidente da ABI, Maikiel Silva, que completou destacando as vantagens desse acordo. “A Sociedade Rural tem uma ampla e moderna estrutura, com um estúdio fantástico, além de todos os equipamentos necessários para uma produção e transmissão de qualidade, enquanto a ABI tem essa tradição de realizar debates democráticos e justos, por isso, tende a ser um grande momento para nosso processo eleitoral”, pontuou.
Já em nome da Sociedade Rural, Cláudio Borges falou do interesse nas propostas. “Nós realizamos três encontros com os nossos associados, um com cada candidato, onde eles tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas. A Sociedade Rural é uma entidade muito representativa, especialmente, como o próprio nome já diz, no rural, por isso, surgiu essa demanda de fazer um debate para ampliar essa apresentação de projetos, para ficar mais claro qual é o objetivo de cada candidato, caso eleito. Para isso, firmamos essa parceria com a ABI, estamos organizando tudo e a data de 21 de setembro será muito importante para nossa população”, disse Borges.
Como e quando será realizado o debate?
O debate será realizado no dia 21 de setembro, sábado, com início às 8h30, direto do estúdio da Sociedade Rural. A transmissão será feita ao vivo pelo canal do YouTube da entidade e o link será disponibilizado para todos que quiserem assistir e compartilhar. A Imprensa de Francisco Beltrão também foi convidada para participar. Além de enviar perguntas que serão respondidas pelos candidatos, todos os veículos de comunicação poderão transmitir ao vivo ou realizarem a cobertura do debate.
O mediador será o jornalista Luiz Carlos Baggio, que conduzirá os seis blocos do debate. O primeiro bloco será de abertura; o segundo bloco será de apresentação dos candidatos; o terceiro bloco será de perguntas entre si; o quarto bloco será para que os candidatos respondam perguntas da imprensa; o quinto bloco será novamente de perguntas entre os candidatos e o sexto e último bloco será de considerações finais e encerramento.
Convite enviado para as coligações
Os coordenadores de campanha das três coligações – Marcos Koerich, da Acelera Beltrão, do candidato Bonetti, com o número 55; Idalino Menegotto, da Beltrão no Caminho Certo, do candidato Pedron, número 15 e Arni Hall, da Federação Brasil da Esperança, da candidata Dra. Rose, com o número 43 – foram convidados para uma reunião nesta quinta-feira, para serem oficialmente convidados para participar, e conhecer as regras do debate. Com a ausência de representante do candidato Pedron 15, os demais assinaram um termo confirmando que receberam o convite e que concordam com as regras.“A participação no debate é facultativa. Convidamos e demos o mesmo espaço e oportunidade aos três candidatos. Apesar de, nesta reunião, uma coligação não estar representada, mesmo tendo sido convidada, esperamos que os três candidatos estejam no debate para fortalecer a democracia na nossa cidade”, finalizou o presidente da ABI, Maikiel Silva.
Assessoria