Durante deslocamento para atendimento de denúncia na zona rural do município de São João, nesta segunda-feira (10) a equipe PM visualizou duas máquinas agrícolas, sendo um trator esteira e uma escavadeira hidráulica realizado serviços em área de vegetação nativa, que ao visualizarem a equipe policial iniciaram fuga por alguns metros, quando os operadores abandonaram as máquinas e se evadiram por meio a uma mata fechada existente no local. Realizado buscas foi localizado dois indivíduos. Relatam que a propriedade pertence ao patrão de um deles, que realizado contato telefônico compareceu a sede do pelotão da Polícia Militar de São João, relatando ser o responsável pela área e que pretendia aumentar a área de plantio, porém não possui nenhuma autorização ambiental para realizar o serviço.
Foi realizado vistoria na propriedade sendo constatado supressão de vegetação nativa em vários pontos, totalizaram 19.700 m² de vegetação do Bioma Mata Atlântica, consideradas como área de preservação permanente.
Ainda em vistoria pela propriedade foi constatado a supressão de vegetação nativa em outros três pontos sendo constatado como área total de desmatamento 2,85 hectares (28.500 m²), sendo a vegetação suprimida também classificada como Bioma Mata Atlântica. Já as máquinas agrícolas foram liberadas para o proprietário em razão da impossibilidade do transporte e ausência de local adequado para apreensão.
Diante dos fatos, os autores presos em flagrante foram conduzidos até a delegacia da Polícia Civil da cidade de São João.
Foi lavrado Auto de Infração Ambiental e respectivo termo de embargo no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para cada infrator como também outro Auto Infração Ambiental e termo de embargo no valor de R$ 21.000,00 (vinte e um mil reais) sendo devidamente orientado quanto ao embargo da área degradada.
Com PMPR